A palavra albinismo deriva do latim albusis, que significa branco
O Albinismo também chamado de acromia, é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo é resultado de uma herança de alelos de gene recessivo, acontece em todo reino animal, contando com o ser humano.O albinismo é associado com um número de defeitos de visão, como fotofobia, nistagmo e astigmatismo .Em contato com o sol pode causa queimaduras e câncer de pele, e principalmente em excesso.
Os principais tipos de albinismo são:
- Oculocutâneo (completo ou total) - em que todo o corpo é afetado;
- Ocular - somente os olhos sofrem da despigmentação;
- Parcial - o organismo produz melanina (ou corantes, se no vegetal) na maior parte do corpo, mas em outras partes isto não ocorre como, por exemplo, nas extremidades superiores.
A transmissão ocorre desta três formas distintas:
- Autossômica recessiva;
- Autossômica dominante, e
- Ligado ao cromossomo X, quando afeta apenas indivíduos do sexo masculino.
Como mostra a imagem, tem-se a chance de o filho ser albino em 25%.
O que mais acontece desde quando existiam os albinos até hoje é o preconceito, ele continua.Como mostram as matérias da Tanzânia onde matam os albinos e em outros lugares em que o albinismo predomina entre pessoas negras,( porque pode acontecer com todo mundo) ele também matam ou vendem.
O preconceito é enorme para algo que é um síndrome e a pessoa não pode se culpar por ser assim, sendo que do mesmo modo na minha opinião é uma beleza extremamente minimalista e difícil de se ver em qualquer lugar.Alguns foram apelidados por filhos da lua porque sair a noite torna a vida mais fácil e fora do sol, sem muitos problemas, por seguinte, tem-se o problema de preconceito e eles não tem facilidade de socialização.
Juntei alguns fotos belíssimas de albinos e sua exuberância :
Comentários